segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pausas no trabalho

Freelancers são, em maioria, bichos esquizofrênicos. Em um dado momento, estão eufóricos e trabalhando como se estivessem alucinados. De repente, bate uma depressão e ficam chorando pelos cantos dizendo que não estão trabalhando o suficiente. Existe um jeito de curar isto: pausa.




Por mais que pareça ser um absurdo, às vezes é necessário dar um tempo do trabalho. Ainda mais quando se trabalha nas áreas criativas. Esses dias atrás, em uma terça-feira de tarde, eu e minha noiva fomos ao cinema. Em pleno dia de semana a tarde! Pode parecer irresponsabilidade, ainda mais quando há trabalho a ser feito. Mas é um “mal” necessário. Ainda mais, essa liberdade de horários é uma das melhores coisas na vida de um freelancer.

Essas pausas não precisam ser planejadas (“Opa! São 14:23 agora! Hora de descansar por 20 segundinhos“). Podem ser espontâneas. E muitas vezes, DEVEM ser espontâneas. Isto é por um simples motivo: quebra de rotina.

Vou repetir: essa liberdade de horários é umas das melhores coisas na vida de um freelancer. O tempo “gasto” com essas pausas pode beneficiar você a longo prazo; uma pessoa descansada vai render muito mais. Perca duas horas vendo um filminho, mas ganhe cinco horas de motivação e bem-estar.



Pausa para um cineminha quarta de tarde? Por que não?

Outra dica importante: freelancing não é desculpa para má higiene. Um dia você vai acabar tendo um cliente passando na sua casa sem avisar para conferir como o projeto está andando. Isto chama-se karma, pois a natureza está tão ofendida com o seu cheiro que ela está te dando um toque de despertar. Você não deve apenas evitar de verificar seu e-mail assim que acordar, você deve também evitar trabalhar antes de tomar um banho e cuidar de sua higiene pessoal. Nenhum prazo pode estar tão ruim assim.

Deu vontade de jogar algum joguinho no computador, jogue. Mas o ideal mesmo é sair um pouco do seu escritório, até da sua casa. Eu sei que aquela coisa amarela lá no meio daquela coisa azul grande no céu pode parecer ameaçadora, mas ela faz bem. Eu juro!

Mas se mesmo assim você escolhe o jogo (ou web-surfing) como método de relaxamento durante sua pausa, tenha o ser-humano mais próximo de você lhe dar um tapa na nuca para que você volte ao trabalho após um tempo pré-determinado. Nada pior do que usar frases do tipo “só mais um round” ou “eu paro de jogar daqui a 10 minutos exatos” e notar, sete horas depois, que você perdeu boa parte do seu tempo naquilo.

Saia de casa, respire ar fresco, faça alguma atividade física. E lembre-se de respeitar seus finais de semana. Fim de semana é para descansar. Sinto vontade de bater nos freelancers que conheço que insistem em trabalhar aos finais de semana.
Este artigo faz parte do livro “Freelancer – O Guia Completo” que será lançado em breve no Design Blog.

Artigo vindo do blog: Design.Blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário