quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quando despedir o seu cliente?

Como designers freelancers temos o poder de selecionar nossos clientes para que eles se encaixem no nosso perfil.
Seja pelo estilo impresso nos nossos trabalhos ou até mesmo pelo preço. Porém, existem momentos em que um cliente que parecia encaixar no seu perfil se mostra… uma cilada. É hora de despedir o seu cliente.
Importante: não, nós designers não somos os reis da cocada preta. Nosso trabalho é sim importante, mas não dá para achar que sabemos tudo. Por isso sempre digo que o cliente tem que encaixar no perfil do designer e, ao contratá-lo, aceitar o que ele propõe. Afinal, o cliente o contratou para isso. Não que nós estejamos sempre com a razão, mas o cliente nos contratou confiando no que nós acreditamos. Como você vai ver abaixo existem designers para todo tipo de cliente.

Quando despedí-lo?

Vou contar um exemplo próprio. Claro, vou mudar os nomes e descrições. Perco o cliente mas não perco a ética :)
O Sr. Fulano era açougueiro e queria um logotipo para o seu açougue. O logotipo que ele já tinha era sofrível, daqueles feitos no PowerPoint. Ele me procurou, por indicação de outro cliente, e pediu a criação de um novo logo. Até aí, beleza!
No briefing, no entanto, ele colocou que era apaixonado por Borboletas. Ele adorava borboletas. Por isso disse que seria legal colocar uma borboleta no logotipo… como era apenas uma sugestão ignorei e fiz uma primeira prova de logo. Sem borboletas, e sim com elementos que têm a ver com um açougue.
Claro que ele não gostou – ou essa história não estaria aqui – e disse que queria muito uma borboleta. Que a filha dele tinha o quarto todo decorado com borboletas e que era essencial colocar uma borboleta no logotipo. Eu expliquei todo o conceito de um logotipo pra ele antes de pensar em despedí-lo. Não adiantou.
O momento que o seu cliente não confia mais em você: essa é a hora de mandá-lo embora.
O que aconteceu com o Sr. Fulano? Ele achou um designer que se encaixava no seu perfil. O designer mudou a fonte do logo antigo e adicionou uma borboleta. Esse é o logo que ele usa atualmente.

Como fazer isso?

Talvez essa seja a parte mais complicada, mas com delicadeza tudo se acerta: converse/envie um email para o seu cliente explicando que o projeto não está indo para o caminho planejado, e que infelizmente dessa forma não será mais possível trabalhar nele. Como provavelmente os prazos já cresceram por causa das refações diga que o seu tempo não está mais disponível e que não quer fazer o trabalho com pressa ou mal feito por causa disso. Para não atrasar mais ainda ele e seus outros clientes, diga que prefere finalizar o contrato. Se o cliente pagou tudo, ofereça devolução de uma parte. Se ele só pagou uma parte, diga que fica tudo certo pelos serviços já prestados.
Só não vá dizer que “não adianta insistir, não vou colocar a maldita borboleta” – pois isso só vai criar uma tensão entre vocês e, como pode ver no meu exemplo, sempre terá alguém que irá colocar a borboleta.
Mais algumas dicas interessantes de “recusa” estão no artigo Como não aceitar um trabalho.

Artigo vindo do blog: Design.Blog.br

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