segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Teoria da Cor [1/2]

O QUE É COR
Para entendermos as cores é necessário que conheçamos ofenômeno da luz, que é o maior responsável pelas nossas sensações cromáticas. A luz é uma onda eletromagnética e, assim sendo, possui freqüências e comprimentos variados. Inicialmente acreditava-se que nossa visão se dava pela incidência da luz sobre nossos olhos, permitindo a visualização de superfícies, quando na verdade hoje sabe-se que a luz incide sobre uma superfície e este a reflete nos olhos do observador.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

A luz branca, como a do sol, é a totalidade dessas ondas visíveis, e todas as cores que conhecemos estão contidas nela. Cada comprimento de onda da luz branca na faixa de 400 até 700 nanômetros é responsável por uma cor distinta, apresentando as seguintes variações: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta. A esse conjunto de sete cores visíveis conseguidas pela decomposição da luz branca damos o nome de espectro de luz visível.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

Toda superfície tem a propriedade de absorver e refletir determinados comprimentos de onda conforme sua estrutura fisicoquímica. As ondas que não são filtradas chegam a nossos olhos criando a sensação de cor. Portanto, as superfícies não possuem qualquer tipo de cor própria. Uma folha de cartão terá a cor verde se ele absorver todas as outras frequências de cores, refletindo apenas as ondas correspondentes ao verde.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

Tendemos a pressupor que os objetos possuem uma cor natural, própria e imutável, mas isso não é verdade. Dependendo do tipo de luz que incide em um objeto, este pode assumir as mais variadas tonalidades. Se iluminarmos uma folha de papel branco com uma lâmpada amarela, os dois terão a mesma cor, porém nossa percepção tende a ignorar este fato e continua a entendê-la como branca.

ELEMENTOS DA COR (MÉTRICA DA COR)

Toda cor possui três características principais responsáveis por medi-las e identifica-las:
Matiz – É a própria cor em sua máxima intensidade. Vermelho, verde ou azul, por exemplo, são matizes. As mudanças nos matizes são obtidas pelo acréscimo de outros matizes
Saturação – Grau de pureza de um matiz, ou seja, a capacidade de preservação de sua intensidade máxima. Uma cor tem a máxima saturação quando corresponde a seu próprio comprimento de onda no espectro. A dessaturação de uma cor pode se dá pela proporção de um matiz em relação ao preto, branco, cinza ou a sua cor complementar.
Luminosidade – Trata-se da capacidade da cor de refletir a luz branca, tornando o matiz mais claro ou mais escuro, independente de sua saturação.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

SÍNTESES CROMÁTICAS

Chamamos de sínteses cromáticas os tipos de sistemas com os quais conseguimos gerar o espectro de cores, a fim de possibilitar reproduzi-las.

1)Síntese aditiva

É formada pelas cores obtidas através de feixes luminosos, chamadas cores-luz.  Essas cores não possuem corpo material, existindo apenas quando as projetamos sobre uma superfície com o auxílio de alguma fonte luminosa, como um refletor.
Nesta síntese partimos da ausência total de luz, caracterizada pelo preto, e vamos adicionando luminosidade até obtermos ponto máximo, ou seja, a luz branca.
A síntese aditiva é aplicada em televisão, cinema, iluminação cênica e, claro, na fotografia.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

2) Síntese subtrativa

Aqui as cores são obtidas por corantes que tem maior ou menor capacidade de absorver luminosidade, obtendo as cores-pigmento.
Quando temos uma superfície branca, o ponto inicial desta síntese, significa que ela é capaz de refletir 100% dos raios luminosos. Ao aplicar um pigmento sobre esta superfície, ele subtrai luminosidade até conseguir um índice máximo de absorção, caracterizado, teoricamente, pelo preto. Na prática, a impureza dos pigmentos faz com que cheguemos até um cinza neutro, sendo necessário o reforço do preto nos processos gráficos.
A síntese subtrativa é largamente usada na indústria gráfica, indústria química, indústria têxtil, nas artes plásticas, dentre outros.
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)

3) Síntese partitiva

É a soma fisiológica das sínteses aditivas e subtrativas, resultando na cor-óptica. Neste caso, as cores não são misturadas materialmente, mas através da impressão que causam ao se agruparem numa maior ou menor proporção sobre uma superfície.
Um bom exemplo desta síntese são os trabalhos dos pintores impressionistas. A ilusão de uma vasta combinação de cores se dá não pela mistura das tintas, mas pela sensação que a justaposição de cores puras causa, como neste quadro do pintor Georges Seurat
Teoria da cor: a cor e suas propriedades (parte1)


Artigo vindo do blog: FotografarVenderViajar

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